Génesis 4:1 a 4:7 - Eva dá à luz Caim (que se tornaria agricultor) e Abel (que se tornaria pastor). Certo dia os dois irmãos estavam a oferecer produtos a Deus: Caim ofereceu produtos da terra e Abel ofereceu crias de gado. Deus gostou da oferta de Abel mas não gostou da oferta de Caim, o que o deixou com raiva do irmão.
Qualquer pessoa vê a questão óbvia nisto: porque é que Deus não gostou da oferta de Caim? Nem sequer dá explicação nenhuma! Ser pastor é uma profissão mais digna que ser agricultor? Não devia Deus gostar igualmente de carne e legumes sendo ambos a sua criação? Quer dizer, parte-se do principio que Deus nem sequer vai comer as ofertas, ele é Deus não precisa de comer, por isso o que interessa deveria ser o acto de devoção e não o que está a ser oferecido. Cada um deles ofereceu o que tinha mas Deus favoreceu um em relação ao outro, como de resto fará por várias vezes ao longo da história: escolher preferidos, apesar de sermos todos filhos dele.
Génesis 4:8 - Caim mata o seu irmão Abel.
Tudo bem, Caim estava cego de raiva pelo irmão, é um facto. Mas temos que ver até que ponto é Caim culpado. Ele foi injustiçado sem justificação, e temos de nos lembrar que até este ponto na história nunca ninguém tinha morrido, Adão e Eva ainda eram vivos e só haviam mais Caim e Abel. Será que ele tinha plena noção que os humanos podiam morrer? É um debate interessante mas continuemos.
Génesis 4:12 a 4:16 - Como castigo por ter morto o seu irmão, Caim é forçado ser um perdido e errante (no fundo passa a ser um nómada) além de nada do que ele plantar lhe dar frutos. Caim diz a Deus que se andar errante pela Terra, qualquer pessoa que o encontre o pode matar. Para prevenir isso Deus faz-lhe uma marca que indica a quem a vir que não o pode matar.
Comparado com o castigo que os seus pais tiveram por comer uma peça de fruta, Caim parece ter apanhado Deus de bom humor! Tem apenas de se tornar errante pela Terra. Mas há uma questão: De quem é que Caim tem medo? Ele diz que pode ser morto por alguém que o encontre mas nesta altura só estão vivos para além dele os seus pais e possivelmente algum irmão ou irmã. Tem medo de ser alvo de represálias dos seus familiares? Deus permitiria isso? Parece que sim pois tanto lhe deu razão que até lhe pôs uma marca, apesar de não ser explicitada como seria essa marca. (talvez uma tatuagem a dizer "DO NOT KILL!")
Génesis 4:17 - Caim tem relações com a sua mulher e esta dá à luz.
Mas de onde é que apareceu esta mulher? Nada é explicado. A única possibilidade é ser uma irmã sua, ou na melhor das hipóteses uma prima. Para que a humanidade se multiplicasse a partir de Eva e Adão teve forçosamente de haver relações incestuosas.
Nas próximas passagens conta-se apenas as árvores genealógicas de Caim e Adão. Não é nada de interessante mas para uma referência futura vamos indicar a ordem:
Adão e Eva
Abel e Caim
Henoc
Irad
Meujael
Metusael
Lamec
Jabal e Jubal
Sem comentários:
Enviar um comentário