Génesis 2:2 - Deus acaba a criação do mundo ao 7.º dia e descansa.
Questão óbvia: porque é que um ser omnipotente precisa de descansar? A omnipotência significa ser capaz de fazer tudo, mesmo que isso fosse trabalhar para a eternidade sem sentir fadiga. Mas, como veremos à frente, Deus sofre de muitos defeitos humanos.
Génesis 2:5 - "ainda não havia plantas na Terra nem tinha brotado a erva."
Ainda não passámos da primeira página e já começamos com contradições! Anteriormente, em Génesis 1:11/12, tinha ficado estabelecido que ao terceiro dia Deus tinha criado as plantas, as árvores e a erva, mas agora afinal já diz que não havia plantas na Terra. Enfim, avancemos.
Génesis 2:7 - Deus cria o homem a partir de barro da terra. Soprando-lhe nas narinas dá-lhe respiração e vida.
Então mas anteriormente, em Génesis 1:26, Deus tinha criado o homem e mulher à sua imagem mas agora volta a criá-lo. Para efeitos de história, os dois primeiros humanos são Eva e Adão, mas os que Deus criou primeiro são simplesmente ignorados. Sim, há duas histórias de criação.
Outra coisa: até aqui Deus tinha criado o mundo e todos os animais aparentemente do ar, simplesmente os lançava para a existência (o que pode fazer sendo omnipotente) mas para criar o homem (nesta segunda versão) fá-lo a partir de barro. Porquê? Parece um bocado aleatório. Obviamente sabemos que somos constituídos por vários elementos químicos, alguns dos quais estão presentes no barro, mas não somos feitos de barro. Aparentemente Deus tem uma queda para a alquimia.
Génesis 2:9 - Deus cria as árvores (outra vez) que eram agradáveis à vista e davam bons frutos para comer, incluindo a árvore da vida (cujos frutos permitem a Adão viver para sempre) e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Coloca ambas estas árvores no meio do jardim do Éden.
Génesis 2:16/17 - Deus proíbe Adão de comer da árvore do conhecimento pois se o fizer ficará condenado a morrer.
E aqui começa a ser demonstrada uma faceta de Deus presente em toda a Bíblia: o gosto por provocar e brincar com a vida das pessoas. Porque criou uma árvore que não quer que os humanos comam sabendo de antemão, já que sabe tudo por ser omnisciente, que os humanos iam comer dela? E se, por algum motivo, tivesse mesmo de criá-la, porquê fazê-la cheirosa e agradável à vista como as outras de onde eles comiam e depois metê-la exactamente no meio do jardim onde eles viviam em vez de num sítio recôndito e isolado onde os humanos não chegassem? É como deixar uma caixa de rebuçados nas mãos de uma criança e proibir-la de comer.
Génesis 2:22 - Deus cria a mulher a partir da costela de Adão.
Novamente, ignora a página anterior onde os humanos já tinham sido criados. Novamente, em vez de simplesmente criar a mulher do nada como fez com tudo o resto na Terra precisou de arrancar uma costela a Adão. Deus e a sua alquimia.
Sem comentários:
Enviar um comentário