Génesis 8:21/22 - Deus promete nunca mais voltar a amaldiçoar a Terra por causa do seres humanos "ainda que têm más inclinações desde a infância". Diz também que nunca faltará sementeira e colheita.
Novamente, se os humanos têm más inclinações desde a infância, foi porque Deus os criou assim, ou, como já disse antes, como foram feitos à imagem de Deus, talvez tenham saído assim porque Deus também tem más inclinações.
Ele diz que nunca faltará colheita? Pois então Deus é mentiroso pois como veremos quando chegarmos ao Êxodo, vai haver muita falta de colheitas e sementeira.
Génesis 9:1 - Deus diz a Noé e a seus filhos para serem férteis e povoarem a Terra.
Portanto, somos todos descendentes de Noé. Isto levanta alguns problemas de ordem genética semelhantes aos que falei aquando da "primeira tentativa frustrada" de Deus com Adão e Eva, mas pelo menos agora estão presentes as noras de Adão que presumivelmente não são consanguíneas o que sempre dá alguma variedade. Contudo uma família de 6 ou 7 elementos, não é suficiente para originar uma população de pelo menos centenas de milhares de pessoas em tão poucos anos como fica explícito na Bíblia. Lembrem-se que toda a gente morreu na inundação menos esta família portanto daqui vão ter de sair todas as raças, tribos, todo o Egipto e por aí fora.
Génesis 9:11 a 9:15 - Deus faz um pacto com a humanidade de nunca mais inundar a Terra e para se lembrar desse pacto faz com que sempre que ele lança nuvens para fazer chover aparece um arco-íris para o relembrar.
Obviamente isto é uma tentativa dos antigos para explicar porque existe o arco-íris, mas que espécie de Deus, supostamente omnipotente e omnisciente, é que precisa de um lembrete para não matar toda a gente? Deus tem problemas de memória? Tudo bem que a ideia nem é má, mas dá uma imagem um pouco tosca de Deus.
Génesis 9:18 a 9:27 - Os filhos de Noé eram Sem, Cam e Jafet. Cam teve um filho chamado Canaã. Noé tornou-se o primeiro cultivador de vinha. Um dia embebedou-se com o seu vinho e despiu-se completamente na sua tenda. Cam viu-o e foi contar aos seus dois irmãos e estes entraram na tenda com uma peça de roupa e taparam o pai. Quando Noé recuperou da sua embriaguez, amaldiçoou o seu neto Canaã para que fosse para sempre escravo dos outros.
Por tanto nós descendemos todos de um bêbado? Mas pronto, como ele foi o primeiro vinicultor vou dar-lhe de barato que talvez ele não conhecesse os efeitos do álcool. Mas quando ele acorda em vez de se desculpar do comportamento que tinha tido e agradecer aos seus filhos prefere amaldiçoar o seu neto que não teve nada a haver com a história! Isto parece tão aleatório que nem sem como interpretar. Ele não deve ter ficado a bater bem depois da bebedeira.
Génesis 9:29 - Noé morre com 950 anos.
Noé tinha 600 anos quando terminou de construir a arca e acaba por morrer quase com um milénio de vida. É bom não esquecer que em Génesis 6:3 Deus tinha dito que as pessoas não viveriam mais que 120 anos, mas pronto, como Noé já era vivo quando Deus inventou essa regra, talvez não se aplique a ele. Mas seguramente com este novo começo para a civilização depois da cheia, isto vai entrar em vigor (spoiler: não vai não)
Sem comentários:
Enviar um comentário