domingo, 7 de setembro de 2014

Analisando a Bíblia: Génesis 3

Génesis 3:1 a 3:6 - Uma cobra, o mais astuto e malvado dos animais, convence Eva a comer da árvore do conhecimento e esta leva Adão a também comer. 

Primeiro ponto óbvio: como é que há uma cobra a falar com Eva? Será preciso mais para as pessoas perceberem que isto é uma fábula e não uma história verídica? Depois, porque razão criou Deus a cobra como um animal malvado e astuto? Que bem poderia advir dessa situação? Há apologistas que dizem que a cobra estava possuída pelo Diabo. Desculpem, mas nada disso está escrito no livro, portanto essa teoria é só uma invenção para tentar desculpar o facto de Deus ter criado um animal aparentemente malévolo.
Também me chamou a atenção Eva saber que não se podia comer da árvore do conhecimento apesar deste aviso ter sido feito por Deus a Adão antes de Eva ser criada, mas vou dar de barato que foi Adão que lhe disse mais tarde apesar disso não vir escrito em lado nenhum. 
Por fim, supostamente Adão e Eva só ganharam conhecimento do bem e do mal depois de comerem da "árvore do conhecimento do bem e do mal" por isso, como haveriam eles de saber que era errado desobedecer a Deus? (Já para não dizer que Deus obrigatoriamente já devia saber que eles iam desobedecer) E porque não quer Deus que eles adquiram conhecimento do bem e do mal? Quer que eles vivam para sempre na ignorância? Isto é importante pois este primeiro "crime" designado por "Pecado Original" é o que vai amaldiçoar para sempre a humanidade até aos nossos dias.   

Génesis 3:7 - Depois de ganhar conhecimento, Adão e Eva apercebem-se que estão nus e sentem vergonha.

Como exactamente é que eles se apercebem que estão nus? Eles são os dois únicos humanos na Terra e os animais não usam roupa por isso eles nunca viram um ser vivo a tapar as suas zonas privadas, nunca viram roupa na vida. E mesmo que soubessem que estavam nus, só poderiam ser vistos por Deus, que os criou e conhece tudo incluindo a anatomia dos humanos ou o seu conjugue com quem vive e cuja  única "missão" é procriar a vida inteira. Em qualquer dessas situações, porque haveriam de ter vergonha?

Génesis 3:8 e 3:9 - Deus anda a passear no jardim do Éden e não vendo Adão chama-o e pergunta onde está (eles tinham-se escondido nos arbustos por vergonha de estarem nus).

Tirando a imagem engraçada que é imaginar Deus a passear no jardim (é o único momento na Bíblia em que Deus aparece explicitamente a andar pela Terra), esta passagem dá um pontapé na ideia de Deus ser omnisciente e omnipresente. Se ele sabe tudo deveria saber onde estava Adão e não precisar de lhe perguntar. E se ele fosse omnipresente, teoricamente seria impossível esconder-mo-nos de Deus pois ele estaria lá.

Génesis 3:16 a 3:19 - Como castigo por terem comido da árvore do conhecimento, Deus faz com que daí em diante os homens tenham de produzir com grande esforço o seu alimento e faz com que dar à luz seja muito doloroso para as mulheres além de serem para sempre subservientes aos homens.

Que castigo tão severo por comer uma peça de fruta! Tudo bem que eles possam ser castigados mas porquê castigar os seus descendentes para sempre? Eles não tiveram culpa de nada. 

Génesis 3:21 - Deus arranja roupas de pele de animal para vestir Adão e Eva.

Nada de especial nesta passagem mas achei curioso o facto de Deus em vez de simplesmente criar roupa para eles com um estalar de dedos, preferiu matar uns animais para usar a sua pele como tecido. Seria de esperar que Deus gostasse de todas as suas criações, incluindo os animais, mas como veremos mais à frente, Deus adora que se matem animais.

Génesis 3:23 e 3:24 - Deus expulsa Adão e Eva do jardim de Éden e mete dois anjos armados com espadas de fogo a guardar a árvore da vida.

É, na história, a primeira arma apresentada: espadas de fogo. E é curioso que Deus tenha colocado anjos a guardar a árvore em vez de simplesmente destruir a árvore, quer dizer que os anjos ficam lá para sempre? O que impediria os descendentes de Adão e Eva passados 200 anos de irem lá à árvore? Portanto basicamente, Deus tirou à humanidade a imortalidade que se alcançava comendo os frutos da árvore da vida. 
Resumo do castigo: expulsos do jardim (que na prática era como um paraíso) + doenças e dores de parto + trabalho árduo para sobreviver + vida finitas + tudo isto não apenas para os culpados mas para toda a humanidade. 
Não é suposto Deus ser misericordioso?                     

Sem comentários:

Enviar um comentário